O desporto do atletismo teve origem na Grécia antiga. Desde o início da existência da humanidade, o homem é motivado pelo desejo de competir, correr, pular, largar, com isso várias formas foram desenvolvidas para suprir essa necessidade, uma delas é o atletismo.

Origem do nome Atletismo, a palavra atletismo é derivada da raiz grega ATHI, que significa competição.


A história do atletismo está ligada à fantástica mitologia grega, pois Homero no seu poema épico Ilíada conta que Aquiles realizava competições desportivas, em uma das suas passagens o poeta menciona a corrida “O filho de Oileus e Ajax assumiu a liderança, nos seus passos o divino Odisseu arremessou…”. Os gregos tinham o hábito de realizar competições desportivas em homenagem aos deuses e visitantes.

Quando surgiu o atletismo?

O atletismo surgiu em 776 aC, mas já em 884 aC, a Pítia sugeriu ao rei de Elis, Iphito, que os jogos fossem trazidos de volta para que os deuses acabassem com a praga que atingiu o Peloponeso. No entanto, só houve registos desses jogos 108 anos depois.

Modalidades do atletismo antigo

O atletismo era um dos desportos que faziam parte dos antigos Jogos Olímpicos, inicialmente dividido em 3 (três) modalidades:

Corrida

A prova é uma das provas mais tradicionais do atletismo e do desporto mundial, disputada no estádio ao longo de 192,27 metros, que os gregos deram um nome especial, chamando-o de 600 pés (0,18 km) de Hércules, como forma de homenageá-lo. Um semideus.

História do Atletismo

Lançamentos

Antigamente, os lançamentos eram feitos a partir do Discobolus, que era uma barreira feita de terra na qual os atletas se colocavam acima para realizar os lançamentos.

Os lançamentos eram feitos com flechas que mediam aproximadamente 1,80 m, contendo na ponta um pedaço pontiagudo de ferro, que auxiliava a lança na perfuração do solo, desta forma era possível medir a distância alcançada durante o lançamento.

Além das lanças, também eram feitos lançamentos com pedras e discos de ferro ou bronze.

Saltos

O salto foi uma das modalidades do atletismo antigo e ainda hoje se preserva. Nelas, os atletas podiam correr até a linha e pular de forma que os seus pés não tocassem na linha que separava a pista do local onde deveriam aterrar.

Cada competidor poderia pular três vezes, e o vencedor da prova era aquele que alcançasse a maior distância no salto. Esta distância foi a soma de todos os três saltos.

História do Atletismo

O fim do atletismo

Depois que os romanos assumiram o controlo da Grécia no século I dC, os jogos continuaram, mas eram mais recreativos do que competitivos. Além disso, os atletas não eram cidadãos livres, eram escravos ou prisioneiros de guerra, e o culto a deuses ou visitantes não era praticado.

O grande declínio do atletismo pode ser visto durante a transição da cultura grega para a romana. Isso em si foi uma grande perda para o que o desporto realmente representava, porém, em 394 dC o então imperador Teodósio, responsável pela morte de 10.000 gregos, decidiu se converter ao cristianismo e cancelou os jogos porque os pagãos foram criados. , o que causou a sua abolição no século VIII.

Depois disso, treinos atléticos discretos aconteceram ao redor do mundo, como na Inglaterra. Porém, na Europa da Idade Média, ele direcionou os seus interesses para o treino militar, pois enfrentavam um período de guerra e era mais útil para as pessoas aprender a lutar do que praticar desporto.

O retorno

A partir de 1892, em reunião realizada na Sorbonne, em Paris, Pierri Fredi apresentou um projeto visando a restauração do atletismo e dos Jogos Olímpicos, que haviam sido extintos pelo rei Teodósio. O objetivo da proposta era melhorar o caráter de jovens e crianças, despertar o espírito de equipe e o desejo de competir.

Criação do Comité

A história do atletismo muitas vezes se confunde com a história dos Jogos Olímpicos. E em 1894, o COI (Comité Olímpico Internacional) foi estabelecido no Congresso da Sorbonne com a participação de 14 representantes de diferentes países.
O primeiro programa de atletismo olímpico das Olimpíadas modernas manteve a essência do atletismo grego, pois tinha corridas; salto em distância e em altura, salto triplo e salto com vara; lançamento de peso e disco.

A Criação da Maratona

Foi criada uma modalidade especial de corrida, a Maratona, que consiste num percurso de 42 km. Era um portagem pela distância que o soldado grego Filipides percorreria para anunciar que os gregos haviam vencido a guerra contra os persas. O soldado percorreu uma distância de cerca de 35 km, morreu de exaustão no caminho.


História do Atletismo

3.4 / 5. Votos: 9

No votes so far! Be the first to rate this post.