A capoeira não deixa de ser luta porque é dança, nem é dança porque tem ritmo. Significava principalmente rebelião contra proprietários de escravos. Portanto, foi uma luta consciente contra o sistema escravista que prevalecia no país.
Quando os senhores de escravos perceberam que o desporto fortalecia o corpo e a mente, a capoeira foi terminantemente proibida. A desobediência à ordem era severamente punida. No entanto, os escravos contornaram a proibição.
Nas “capoeiras”, uma espécie de mato ralo que crescia após o desmatamento, eles faziam movimentos rastejantes para que o mato cobrisse essa atividade. Daí o seu nome e característica dos movimentos e regras originais. Diferente do que acontece atualmente em movimentos de alta.
A diferença de movimentos e regras materializou-se em meados do século XX, quando houve a dissensão e a criação da chamada “Capoeira Angola”, que tentou preservar o movimento original caracterizado pela ausência de regras. Os grupos que a praticavam estavam confinados ao gueto baiano.
Outras manifestações da Capoeira passaram a ser chamadas de capoeira regional. Esses grupos começaram a sistematizar as regras, o que deu uma maior caracterização da Capoeira como desporto. O seu ensino e prática difundiram-se e atualmente podem ser identificados como um elemento cultural dos brasileiros.
Regras
A importância do estabelecimento de regras para a sistematização dos desportos começou em meados do século XX. Desde então, é possível encontrar listas sistemáticas de regras como esta, que adaptamos de “Physical Education Tips”:
- Primeiro, o comandante e a suas instruções devem ser totalmente respeitados
- Permaneça alerta ao ambiente que o cerca durante toda a atividade do círculo
- Concentre-se nos movimentos do seu parceiro
- Mantenha-se calmo e seguro ao integrar a ginga ou quando estiver no meio de um rodo
- Esteja atento à sua segurança, bem como à segurança de todos os outros passageiros
- Nunca use o que aprendeu no ringue, em jogos descontrolados ou em brigas de rua
- O toque do berimbau é que estabelece o comando durante a prática da capoeira, escute
- Pratique regularmente movimentos previamente aprendidos
- Nunca se afaste ou mesmo vire as costas para o seu parceiro de treino
- O praticante é obrigado a seguir estas regras importantes. O que constitui uma identidade de grupo cria um sentimento de pertença
Curiosidades
O golo chamado bicicleta utilizada no futebol foi influenciada pelos movimentos da Capoeira.
Na época da Lei Seca na República do Brasil, havia prisão e trabalhos forçados para quem fosse pego praticando capoeira.
O uso de uma pequena argola de ouro na orelha era considerado um sinal de força e coragem pelos negros.
Os capoeiristas jogavam em roda sem tingir o branco nem deixar cair o chapéu. Considerava-se bom jogador aquele que saísse do ringue com o terno impecavelmente limpo.
Milhares de capoeiristas foram para a guerra do Paraguai porque a liberdade foi prometida ao final do conflito para aqueles que participaram da batalha.
A capoeira é, sem dúvida, mais do que uma arte marcial; é um símbolo de luta e liberdade. Excelente artigo!
A influência da capoeira no futebol, com o movimento da bicicleta, é algo que eu não conhecia.
A organização das regras para a capoeira regional trouxe uma nova dimensão a esta arte marcial.