Os Jogos Olímpicos são realizados há mais de 2.000 anos para promover uma competição saudável entre os povos dos cinco continentes.

Os Jogos Olímpicos são considerados o maior evento desportivo do mundo e visam promover uma competição saudável entre pessoas dos cinco continentes. Como disse o Barão de Coubertin (Pierre de Coubertin), considerado o fundador dos Jogos Olímpicos modernos, o mais importante não é vencer, mas competir. E com dignidade.

História

Segundo a mitologia grega, o herói Hércules foi criado por volta de 2500 AC. na Grécia antiga os Jogos Olímpicos para homenagear o seu pai Zeus. O primeiro registo histórico remonta a 776 aC. Quando os nomes dos atletas vitoriosos foram registados.

Naquela época, os reis de Ilia, Esparta e Pissa aliaram-se para que, durante os jogos, houvesse uma trégua sagrada em toda a Grécia. Foi no templo de Hera, concretizada a aliança, localizado no santuário de Olímpia. Esta é a origem do termo Olympia.

Tempos modernos

Atenas foi a cidade onde os primeiros Jogos Olímpicos modernos aconteceram em abril de 1896 com delegações de 14 países. Um total de 241 atletas competiram em nove desportos.

Desde então, os Jogos Olímpicos são realizados a cada quatro anos, com exceção de 1914 e 1918, e 1939 e 1945, quando ocorreram a Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial, respetivamente.

Medalhas

Os Estados Unidos são o país com mais medalhas, 2.399 até os Jogos Olímpicos de Londres 2012, incluindo 976 medalhas de ouro. O Brasil é o 37º com 108 medalhas, sendo 23 de ouro.

Recordista

O maior recordista da história dos Jogos Olímpicos é o nadador americano Michael Phelps com 21 medalhas (18 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze). A mulher, com o recorde de mais medalhas, é a ginasta ucraniana Larissa Latynia. No total são 18, sendo 9 de ouro, 5 de prata e 4 de bronze.

Jogos Olímpicos - Curiosidades

Anos marcantes

Jogos Olímpicos de Londres 1908: Neste ano os atletas começaram a participar da cerimónia de abertura de forma organizada. Esta também foi a Olimpíada mais longa da história, de 27 de abril a 31 de outubro;

1913: a bandeira olímpica é desenhada pelo Barão de Coubertin;

1920: em Antuérpia, Bélgica:

A bandeira é hasteada pela primeira vez; Aos 72 anos, Oscar Swahn é o atleta mais velho a conquistar uma medalha na história olímpica;

Guilherme Panamense, atleta de tiro, conquista a primeira medalha de ouro do Brasil.

1928: Amesterdão, Holanda: chama olímpica usada pela primeira vez;

1932: Los Angeles, Estados Unidos:

O hino dos países dos atletas vitoriosos começou a ser tocado na entrega das medalhas;

Nesta edição também tivemos a primeira mulher brasileira a participar de uma Olimpíada, a nadadora Maria Lenk.

1948 em Londres: Pela primeira vez, as competições de natação são realizadas em piscinas;

1964 em Tóquio: os Jogos Olímpicos são transmitidos por satélite pela primeira vez;

1976, em Montreal: o Canadá é o único país-sede a não conquistar medalhas de ouro.

Jogos Olímpicos de inverno

O evento desportivo começou em 1924 como Semana Internacional de desportos de inverno. Passados 2 anos passou o nome de jogos olímpicos. Também acontecem a cada quatro anos, mas apenas desportos no gelo ou na neve, como biatlo, curling, hóquei no gelo, esqui e patinagem no gelo, são registados.

O sucesso obtido ao resgatar os Jogos Olímpicos do século XIX, e particularmente no século XX, deveu-se na maioria à sua associação clássica com os jogos da Grécia antiga. Passando de local para local, a chama olímpica retrata este vínculo histórico.

3.8 / 5. Votos: 13

No votes so far! Be the first to rate this post.