Se gosta do mundo do surf, é de extrema importância que conheça um pouco mais da sua história. Se entender todas as suas origens e outras informações importantes, poderá estar muito mais preparado para o treino e também conhecer todos os desafios que o aguardam.
O mar sempre inspirou imensa atração e curiosidade. É um dos lugares ou lugares onde muitas pessoas correm para recuperar as energias. E nas praias, muitos surfistas se preparam para ondas fortes.
Sabe-se que o body surf é a forma mais antiga de pegar uma onda se alguém decidiu nadar na água.
Muitas notícias colocam os peruanos na origem do desporto. Lê-se que este povo fez uma experiência e fez uma espécie de prancha com juncos. Tudo para poder usá-los em pescarias e surfar as ondas.
Outras novidades colocam os polinésios no centro deste desporto. Nesta comunidade era normal surfar nas praias. O chefe sempre foi o destaque e todas as pranchas foram feitas com árvores da mais alta qualidade. No entanto, as pessoas foram proibidas de acessar as praias. A menos que alguém fosse muito distinto.
Existem dois nomes que quase sempre estão associados à história do surf mundial:
George Freeth
Duke Kahanamoku
Tudo começou quando o escritor americano Jack London conheceu Freeth em 1907. Cego por esta modalidade, acabou postando uma mensagem que chamou a atenção para o desporto. No final, Freeth mostrou todas as suas habilidades numa praia da Califórnia e despertou curiosidade.
Duke também viajou por vários países e muito rapidamente contribuiu para a expansão e organização dos primeiros campeonatos.
Após reconhecer as origens, já pensou em fazer aulas de surf? Tem muitos locais ideais para começar a treinar: Ericeira, Peniche, Algarve, Madeira, Porto, Lisboa? E estes são apenas alguns dos spots apresentados.
Surf e as suas origens em Portugal
As origens do surf nos países portugueses de norte a sul. Sendo uma zona com uma costa extensa de norte ao Algarve, as condições para a prática deste desporto são excelentes.
Mas já sabe que a génese deste desporto passa por outros países. Os primeiros relatos que aparecem situam-no em Leça de Palmeira e mais tarde em Carcavelos no século XX. Mas foi só a partir do dia 25 de abril que atingiu a maioria e despertou a curiosidade de todos os potenciais surfistas.
A partir desse momento o surf começou a crescer de forma muito orgânica em todas as aldeias que tinham um mar ideal e boas ondas. Os benefícios físicos e mentais são tantos que mais e mais pessoas rapidamente quiseram experimentá-lo. E até as crianças são grandes adeptas deste desporto que, com incentivo e apoio, consegue praticar e desenvolver-se muito rapidamente.
Hoje está muito bem implementado e sinal disso são as várias competições organizadas pelo Surfing Português Federação.
Mas, apesar dessa realidade, a sua estreia olímpica só aconteceu em julho, nas Olimpíadas de Tóquio 2020.
O mesmo aconteceu com quatro outros Desportos:
- Baseboll /Softball
- Skate
- Escalada
- Karaté
Surf é assim colocada na maior competição do mundo, pois é preciso atrair novas atenções e público para este grande evento que gera imenso interesse e turismo. Ter um desporto que toca tantos jogadores é um grande benefício para este evento bianual.
Assim, estreou na praia de Tsurigasaki, a cerca de 100 km do Estádio Olímpico de Tóquio, na costa do Pacífico da província de Chiba.
Essa opção não deu certo por ser um dos pontos mais orientais do Japão, encerrando uma posição privilegiada, para receber todas as ondas do norte, leste ou sul.
Desta forma todos os surfistas encontrarão as melhores condições para mostrar o que valem. Principalmente aqueles que tiveram oportunidade ao longo do ano de praticar em vários locais ou em algumas praias de norte a sul, entre as muitas que existem no território nacional: Ericeira, Matosinhos, Peniche, Algarve, Madeira, Porto, Lisboa.
Nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, os atletas foram confrontados com a modalidade mais tradicional do surf. As pranchas mediam um metro e oitenta e cinco de tamanho.
É incrível ver como este desporto tem raízes profundas, desde as experiências dos peruanos com pranchas de juncos até os polinésios que fizeram do surf uma parte importante da sua cultura.
Adorei descobrir mais sobre a evolução do surf em Portugal. A menção de locais icónicos como Ericeira, Peniche e Algarve destaca realmente a qualidade das ondas portuguesas e as excelentes condições para a prática do surf.