Vela é um desporto em que os barcos são movidos exclusivamente por propulsão a vela. Nessa modalidade, apenas a força do vento é utilizada como meio de movimentação dos navios. Basicamente, os veleiros são divididos em duas categorias: barcos monotipo e barcos oceânicos ou cabine. Para determinar essas categorias, são considerados o tamanho do navio e a possibilidade de estar a bordo. A vela pode ser praticada tanto por homens quanto por mulheres.

A vela é um desporto olímpico e muito popular em todo o mundo.

Vela: Competições

As competições de vela são classificadas conforme o número de velejadores na embarcação. O aparelhamento e o número de velas utilizadas também são considerados. Cada rodada ou partida deste desporto é chamada regata. Ao final de cada regata, os pontos são acumulados conforme a posição de chegada dos navios. A organização internacional responsável por manter e supervisionar os assuntos relacionados ao iatismo é a ISAF (International Yachting Federation).

A vela é um desporto conhecido pelas suas qualidades terapêuticas – são vários os fatores que contribuem para esta afirmação. A concentração, pilotar o barco corretamente e contemplar a paisagem fazem desaparecer as pequenas tensões do dia a dia. Além disso, foi cientificamente comprovado que o ar marinho – carregado de iodo e íons negativos – alivia dores de cabeça. E se sentir o ar do mar se tornasse a sua nova forma de descompressão?

Um desporto completo

Seja num veleiro pequeno ou num veleiro maior para cruzeiro, as manobras realizadas devem exercitar todos os músculos em seu corpo. A vela não é um desporto violento e por vezes vais sentir que não tentas, mas a verdade é que precisas de treinar todo o teu corpo e ter força para içar/apertar uma vela ou equilibrar um veleiro. Você também trabalhará o seu equilíbrio e ficará cada vez mais confortável no seu barco.

Sentimento de escape

vela

A aventura está a apenas uma vela de distância – descobrir o mundo de uma nova perspetiva é garantia de deslumbramento em cada excursão. Uma vez na água, você tem o infinito diante de você e a liberdade de ir aonde quiser. A noção do tempo está cada vez mais vaga, por isso aproveite para se desligar do quotidiano e desfrutar da natureza que o rodeia. Assuma a liderança, desenvolva o seu espírito de iniciativa: vale a pena viver todas as aventuras.

Vela: Uma boa escolha de vida

Velejar é “cuidar”: cuidar do barco, cuidar dos companheiros e cuidar do ambiente em que você se desenvolve! É um desporto que exige um mínimo de comprometimento e torna as crianças mais responsáveis ​​pelo material que utilizam. Além disso, desenvolver-se e crescer com o mar vai inevitavelmente aumentar a sua consciência ambiental; por isso, nada melhor do que navegar em águas puras e atracar junto a uma ilha!

Mas não só: vai partilhar momentos extraordinários com quem partilha companheiros, os seus competidores e demais marinheiros no porto. Velejar é cuidar de si e dos outros e fazer com que todos entrem no porto e ninguém saia em más condições. É uma escola de vida, valores e conhecimento profundo do mar.

3.7 / 5. Votos: 13

No votes so far! Be the first to rate this post.