Na França, no final da Idade Média, o jogo era conhecido como crosse e às vezes era chamado hoquet, possivelmente dando origem ao hockey em inglês.
Outros autores defendem que o hóquei (roda e de gelo) era um derivado do jogo bandy, cujo termo referido no bastão inglês e era praticado pelos índios americanos.
E se o hóquei remonta à antiguidade pré-clássica, a patinagem (deslizamento sobre rodas) tem uma aparência própria correspondente a a existência de várias gravuras, início do século XII.
A descoberta do primeiro patins é atribuída ao belga Joseph Merlin, mas foi o jogo elástico do americano James Plympton (1850) que viu a grande difusão da patinagem.
Foi praticada na Inglaterra em 1877. Mas não de forma competitiva e organizada até 1905. Em 1949 passou a se chamar Roller Hockhey. A Inglaterra venceu o primeiro europeu (1926) e a Copa do Mundo (1936). Após a Segunda Guerra Mundial, Portugal e Espanha dominaram o hóquei no gelo europeu. Em 1947, Portugal conquistou o tricampeonato europeu em Lisboa. A partir daí, a população portuguesa foi definitivamente conquistada por este belo e emocionante desporto, que foi unanimemente reconhecido como desporto nacional.
Atualmente é praticado em cerca de 60 países. Foi desporto de demonstração nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992, mas não conseguiu convencer os responsáveis a torná-lo um desporto olímpico.
Portugal, Espanha, Inglaterra, Itália e Argentina são atualmente os países com mais títulos europeus e mundial na sua história.
Evolução do hóquei em patins em Portugal
Em Portugal, acredita-se que o hóquei em patins tenha a sua origem no jogo da choca. Este jogo era jogado por cinco jogadores, equipados com um bastão (que podia ou não ser dobrado na ponta), uma pequena bola de madeira (ou uma pinha) chamada reca, ninhada ou porca, ou em outros lugares Ochsenklaue (chifre ).
O primeiro relato histórico remonta a 1873, quando D. Maria Pia apresentou os seus primeiros patins em Mafra. A patinagem no gelo está desde há muito associada à aristocracia.
A primeira pista de gelo foi construída na vila velha de Lourenço Marques (1905). Os primeiros registos da patinagem em espaços públicos apontam para o Colégio Militar e a Escola Académica de Lisboa (1905). No mesmo ano foi praticada coletivamente em Carcavelos sob a influência de oficiais ingleses. Os ingleses foram também os responsáveis por organizar o primeiro jogo entre equipas portuguesas (1912) com os equipamentos que forneceram. Os ingleses foram os grandes impulsionadores e influenciadores do início do hóquei em patins em Portugal.
Nas décadas de 1930 e 1940 era praticado nos concelhos de Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Vinhais, Espinho, Cantanhede, Fornos de Algodres, vários locais da Beira Baixa e até Sesimbra.
Portugal, para orgulho de todos os portugueses e sobretudo dos praticantes e de todas as pessoas ligadas ao hóquei em patins, é o país com mais títulos internacionais conquistados.
Campeonatos nacionais conquistados
15 Campeonatos Mundiais
21 Campeonato Europeu Sénior
14 Campeonato Europeu Júnior
1 Campeonato Mundial Júnior
9 Campeonato Europeu Juvenil
3 Campeonato Europeu Feminino
É interessante ver como o desporto se difundiu e desenvolveu-se em cerca de 60 países. A leitura foi muito informativa e proporcionou uma nova apreciação pelo hóquei em patins.
É fascinante aprender como este desporto se desenvolveu desde os tempos antigos até se tornar uma paixão nacional em Portugal.