Este é um desporto que pertence ao grupo das artes marciais. Com ataques dinâmicos, cotoveladas, joelhadas, chutes e socos, é uma ótima alternativa para quem busca motivação para praticar outra atividade física.

O que é Kickboxing?

Kickboxing pode ser descrito como uma mistura de karaté, boxe e muitos exercícios aeróbicos. Uma espécie de precursor desse desportismo é praticado no continente asiático desde o século XIX. No entanto, modalidades muito semelhantes surgiram na região há cerca de 2.000 anos.

O nome kickboxing só foi atribuído a essa atividade por volta de 1950 no Japão, gerando a ideia de combinar boxe e karaté num único desporto. Tornou-se popular nos Estados Unidos já em 1970. Anos depois chegou ao Brasil. Hoje, essa modalidade é praticada em escolas e academias de artes marciais de todo o país.

Durante as aulas, o desporto é praticado em grupo ou individualmente com o auxílio de um saco de boxe para cada aluno. Inclui também exercícios de aquecimento e exercícios para melhorar a condição física.

Apesar de bastante intenso, o desporto é indicado para todas as idades desde que respeitados os limites individuais.

Benefícios do desporto

Como qualquer outra atividade física, o kickboxing promove uma série de benefícios – tanto mentais quanto físicos – e por isso vem ganhando popularidade a cada dia.

Ajuda a emagrecer

Precisa queimar muitas calorias para emagrecer de forma saudável. E nada supera uma aula de 1 hora que queima até 800 calorias. No entanto, este valor depende do esforço colocado nos movimentos e do rendimento de cada aluno.

Se considerarmos que as aulas de kickboxing decorrem cerca de 3 vezes por semana, deparámo-nos com um elevado gasto energético, o que muito contribuirá para a perda de gordura corporal. Além disso, ao promover o crescimento muscular (principalmente quando combinado com atividades de musculação), o metabolismo tende a acelerar e queimar ainda mais calorias, tornando o processo mais rápido e eficiente.

Promove o crescimento muscular

O desporto envolve todas as partes do corpo, e chutar, pular e socar durante a aula ajuda a tonificar os músculos, melhorando a aparência geral do corpo.

Ensina técnicas de autodefesa

Com aulas Como socar, chutes e ataques, o kickboxing ajuda a melhorar a autodefesa. No entanto, é importante ressaltar que a ideia dessa modalidade não é ensinar como lutar e bater nas pessoas, mas sim o que pode ser feito ao ser atacado.

Apesar de muitas pessoas buscarem essa atividade para o aeróbico vai se beneficiar, existem cursos especializados em defesa pessoal.

Alivia o Stresse

Pense naquele dia muito stressante, seja no trabalho, na estrada ou em casa. Agora imagine poder descarregar a sua raiva em algo e não sofrer nenhuma consequência por isso.

Os benefícios do Kickboxing

Este é outro benefício promovido pelo kickboxing, pois socar e chutar por cerca de 1 hora ajuda a liberar tudo Estresse, raiva ou frustração acumulada ao longo o dia.

Além disso, como qualquer outro desporto, ativa a produção de endorfinas, hormona neurotransmissor responsável pelo bem-estar e prazer.

Aumento da flexibilidade

Graças aos movimentos rápidos e intensos, os cursos promovem o aumento da flexibilidade corporal. Isso se reflete em benefícios para outros exercícios físicos e até para atividades quotidianas, pois os músculos ficam mais flexíveis e alongados, desenvolvendo uma maior amplitude de movimento.

Melhora a circulação sanguínea

Com o aumento da frequência cardiorrespiratória, exercícios de alta intensidade aumenta Estimula a atividade, além disso, há uma melhora significativa na circulação sanguínea, que tende a ser maior.

Promove o equilíbrio

Durante a aula, você precisa chutar com um pé e se apoiar no outro. Isso desenvolve a consciência corporal, o foco e consequentemente o equilíbrio.

Melhora a coordenação motora

Essa atividade exige que o praticante saiba o momento certo para socos e chutes, além de alternar entre os lados esquerdo e direito. Diretamente durante os movimentos, exigindo maior coordenação motora.

Aumenta a confiança

À medida que a pessoa desenvolve as suas habilidades de kickboxing, domina a execução dos movimentos e melhora o seu nível de condicionamento físico, ela se sentirá mais confiante com o seu próprio corpo.

Também aumenta a sua auto-estima e confiança para continuar no desporto.

Ganhe força e resiliência

Praticando constantemente movimentos que envolvem todo o corpo, a pessoa se torna mais resiliente, mais forte e pronta para superar os seus próprios limites.

Incentiva a diversão

Com aulas mescladas Artes marciais e exercício aeróbico, a modalidade proporciona um treino muito divertido, evitando a monotonia. Além disso, torna-se um incentivo para que as pessoas não desistam do desporto.

Por serem aulas praticadas geralmente em grupo e com música, fica ainda mais atrativo.

Antes de iniciar qualquer atividade física, é muito importante fazer um exame médico e conhecer o seu próprio corpo. Ciente das suas limitações e potencialidades, você pode procurar uma academia que ofereça a modalidade e averiguar se os professores são realmente qualificados para ministrar a aula.

É muito importante ter o acompanhamento de um profissional para ter. Ajuda os praticantes a corrigir a postura, evitar lesões e motivar os alunos durante o exercício.

Se o seu objetivo é perder peso, lembre-se de combinar exercícios com uma dieta balanceada recomendada por um nutricionista e misturar aulas com outras atividades para maximizar os benefícios.

4.1 / 5. Votos: 14

No votes so far! Be the first to rate this post.