Ciclismo é um desporto praticado pela bicicleta. Originou-se como um desporto na Inglaterra do século XIX. Faz parte dos Jogos Olímpicos desde a primeira edição moderna (1896) em Atenas. As competições de ciclismo são divididas em três disciplinas principais: pista, mountain bike, estrada e BMX.
Competições de percurso
Nesta modalidade, os percursos podem ser de concreto ou madeira. As disciplinas são: Velocidade, Perseguição Individual, Perseguição por Equipes, Velocidade Olímpica, Corrida por Pontos, Quilômetro Contra o Relógio, Madison (corrida de uma hora para cada ciclista, vence aquele que completar mais voltas) e Keirin (oito voltas no pista, na qual os ciclistas devem acompanhar uma bicicleta motorizada).
As bicicletas utilizadas não possuem travões e a inclinação dos percursos de competição pode chegar a 42.º. As competições são realizadas em percursos de 4 km de extensão.
Mountain Bike
As provas são realizadas em pista de terra com diversas irregularidades (buracos, lombadas e obstáculos). As categorias são: Cross Country (em terrenos irregulares com muitas subidas e descidas), Free Ride (em percursos com muitos saltos e descidas) e Down Hill (somente descidas em alta velocidade).
Provas de estrada
Existem dois tipos principais de provas: de resistência (para os homens são 195 km e para as mulheres 70 km) e contra-relógio (os ciclistas partem a cada dois minutos e vence quem conseguir o menor tempo).
As primeiras competições oficiais desta modalidade tiveram lugar em Paris no final do século XIX.
BMX
As competições acontecem em distâncias de 350 metros com vários obstáculos. Existem dois modos: Corrida (BMX Racing) e Manobra (BMX Freestyle).
Benefícios para a saúde
Andar de bicicleta é benéfico para o desenvolvimento muscular e cardiovascular, desde que seja praticado sob orientação especializada e supervisão médica. É uma excelente atividade aeróbica e fazê-la regularmente queima muitas calorias.
Ciclismo nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, foram realizadas 22 provas de ciclismo nas seguintes modalidades: pista, mountain bike, estrada e BMX. A Grã-Bretanha, que conquistou 12 medalhas.
Algumas curiosidades:
- Dia 19 de agosto é o Dia Nacional do Ciclista.
- Nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (realizados em 2021) tivemos a inclusão de um novo esporte do ciclismo: Freestyle.
- As competições internacionais oficiais de ciclismo são organizadas pela UCI (Union Cycliste Internationale) com sede em Aigle (Suíça).
- Atualmente as maiores potências mundiais do ciclismo são: Grã-Bretanha, Austrália, Estados Unidos e Alemanha.
- Numa corrida com ventos cruzados muito fortes, os pilotos de um pelotão geralmente se movem na diagonal. Esse posicionamento é chamado fan e serve para diminuir os efeitos do vento no corpo desses ciclistas e também nas bikes.
- O vestuário básico dos ciclistas que participam de competições é composto por: capacete de fibra, luvas, sapatilhas de nylon ou microfibra sintética, e uma vestimenta de nylon colada ao corpo.
- O último Campeonato Mundial de Ciclismo de Estrada aconteceu na Flandres (Bélgica) de 19 a 26 de setembro de 2021. A Itália ganhou com 3 medalhas de ouro e 1 de bronze. O próximo campeonato está agendado para setembro de 2022 com a cidade de Wollongong (Austrália) como sede.
Adoro ver as competições de mountain bike, especialmente o Cross Country com suas subidas e descidas intensas. Definitivamente, o ciclismo é um desporto completo e cheio de adrenalina!
Praticar ciclismo é uma excelente forma de manter a forma física e cuidar da saúde cardiovascular. É incrível como pedalar regularmente pode queimar tantas calorias e fortalecer os músculos.