A origem do futebol é alvo de muita controvérsia, não se sabe quando ou onde se originou.
Da China aos maias às regras elaboradas pelos ingleses, o futebol tem múltiplas histórias e nem sempre foi como o vemos hoje.
China
Segundo a historiadora Sima Qian, o desporto nasceu há 2.500 anos e se chamava Tsu-chu, que na tradução mandarim significa chutar a bola. Não foi exatamente uma bola que foi chutada, no entanto.
O que os soldados chutaram foram as cabeças de outros soldados que eles perderam na batalha.
Com o tempo, os crânios foram substituídos por bexigas de boi cheias de penas de pássaros, o que ajudou a popularizar o desporto na Ásia, mais tarde chamado de Kemari.
Os Maias
Para alguns historiadores, o futebol teria se originado em tempos pré-cristãos. Eles acreditavam que a civilização maia iniciou o surgimento do futebol.
No que é hoje a região do México, a Península de Yucatán, foi jogado um jogo chamado pok-ta-pok.
O jogo consistia em lançar bolas num círculo de seis lajes de pedra. O detalhe do jogo era que atrás placas havia um templo e ao final do jogo o principal jogador da equipa derrotado era sacrificado.
Quando os espanhóis chegaram à América, o pok-ta-pok era praticado desde o que hoje é o Arizona até a Nicarágua, após se espalhar também para ilhas do Caribe, como Cuba e Porto Rico.
O México tem de longe o maior número de acampamentos: ainda existem 1.500 sítios arqueológicos espalhados pelo país, alguns com 3.500 anos.
O conquistador Hernán Cortés chegou a enviar uma equipa asteca para a Europa em 1548 para se apresentar diante do rei Carlos I. Eles simplesmente chamavam o desporto de Juego.
Europa
Embora apareça em vários relatos, este futebol foi praticado no velho continente por alguns países europeus como França, Grécia e Inglaterra.
Na Itália encontramos um jogo parecido com futebol chamado calcio storico fiorentino (uma antiga forma de futebol e rugby).
Datado de antigas disputas gregas, esse desporto ocorreu na cidade de Florença por décadas. E popularizou-se em vários países, inclusive na Inglaterra, no século XV, chegou a ser banido.
Um dos fatos interessantes sobre o jogo era ser proibido jogar em frente às igrejas, porém não foi surpresa encontrar nos bairros onde os jogos aconteciam as figuras de alguns papas como Clemente VII e Leão XI.
Para manter viva a tradição, o calcio storico fiorentino ainda é realizado em quatro distritos de Florença. A final acontece no domingo de Páscoa.
Definição de Regras
Os ingleses não são os criadores do futebol. No entanto, é inegável que foram eles que definiram as regras e, assim, contribuíram para o desenvolvimento do futebol.
O principal responsável por isso foi Ebenezer Cobb Morley. Foi um dos fundadores da Associação de Futebol.
Ele propôs a criação de um grupo que definiria o estilo de jogo, já que até então cada escola ou mesmo clube perseguia a bola a seu critério. Como as mãos também eram usadas, a confusão com o rugby era comum.
Foi Morley quem escreveu a primeira versão das Regras do Futebol, esboçando 13 regras que logo foram adotadas pela FIFA como foi criada em 1904.
As leis de Morley ajudaram a reduzir a violência em campo e formalizar regras cruciais.
O que chamamos agora de impedimento, que impede os jogadores de se posicionarem permanentemente atrás de uma linha defensiva adversária.
Imaginar que o desporto que movimenta milhões de pessoas no mundo todo teve os seus primeiros passos com cabeças de soldados na China e sacrifícios humanos entre os maias é quase inacreditável.