Começamos na Grécia antiga, onde se praticava um jogo de bola, conhecido como Jogo da Ucrânia, descrito por Homero na Odisseia e do qual foi descoberto em Atenas, em 1926, um magnífico baixo-relevo datado de 600 AC. deve vir de. Na Idade Média, os jogos de andebol continuaram a ser disputados principalmente nas quadras, batizados pelos trovadores como os primeiros jogos de verão.

No final do século passado, em 1890, o professor de ginástica Konrad Kech criaram um jogo com características semelhantes às do andebol, são muito semelhantes.

Na Checoslováquia foi praticado por muito tempo um jogo popular semelhante ao andebol, o Azena, pelo qual este desporto ainda é conhecido neste país.
Ainda muito antes de o andebol se popularizar em Portugal já existia na cidade do Porto um jogo muito semelhante conhecido por Malheiral, nome que deriva do facto de o seu criador ter sido o professor de educação física Porfírio Malheiro.
Na Bélgica, em 1913, o professor Lucien Dehoux introduziu na educação física normal da província de Liège o andebol incluído nas três casas que se difundiram rapidamente e atingiram entre 1915 e 1918. Organizam campeonatos.

Em plena guerra, em 1917, surgiu na Alemanha um novo jogo de equipe, o andebol, inventado pela professora de ginástica feminina Wasc Heiser, que jogava com as duas alunas nos becos de uma das principais ruas de Berlim. No entanto, nenhum desses jogos pegou e o andebol como um desporto devidamente codificado não surgiu até depois da Primeira Guerra Mundial.

Atualmente, a sua origem é creditada aos alemães Hirschmann e Carl Schelenz. No entanto, o Uruguai reivindica a paternidade deste jogo que hoje é tão popular em todo o mundo.

Teria sido seu criador, professor de educação física, António Valeta, fundador de muitos outros jogos nacionais uruguaios e pretendendo para criar uma réplica do para fazer bolas de futebol com ele depois de batizá-lo de Balon.

Os uruguaios pretendem explicar que foram alguns marinheiros alemães pertencentes a vários navios retidos no porto de Montevidéu quando usavam de hospitalidade começou a Primeira Guerra Mundial e os internos do campo que, como entusiastas professores de desportos, entraram em contacto com balões e ficaram imediatamente entusiasmados. Mais tarde, quando foram repatriados, teriam divulgado este jogo e seria o Dr. Carl Schelenz, que teria escrito a compilação das suas regras, levando a supor que os alemães foram os criadores do andebol.

Andebol - História

O grande crescimento no andebol mundial deve-se ao surgimento da variante do andebol dos sete em vez do original atribuído ao andebol praticado. Esta casta foi criada nos países nórdicos (Suécia e Dinamarca) onde, devido aos invernos rigorosos, era impossível a prática deste desporto em campos ao ar livre, que tiveram de ser substituídos por espaços fechados, obrigando a uma diminuição do número de jogadores em campo.

Essa modalidade atraiu muito interesse desde que a I Copa do Mundo foi disputada em 1938 com a vitória da Alemanha. No entanto, só em 1954 é que as competições internacionais de andebol de sete passaram a ser realizadas com regularidade.

Em Portugal, a pena de andebol começou a ser praticada na cidade do Porto, onde foi introduzida no final de 1929 pelo atleta suíço Armando Tschopp . A primeira apresentação oficial de um jogo de andebol teve lugar no Porto a 31 de janeiro de 1931, ano em que foi fundada a Associação de Andebol de Lisboa, seguindo-se em 1932 a Associação de Andebol do Porto.
O andebol de sete foi introduzido em Portugal em 1949 por outro alemão, Henrique Feist, que viveu no nosso país. O primeiro torneio oficial da nova modalidade foi organizado pela Feist na cidade de Cascais no verão de 1949.

A exponencial popularidade do andebol de 7 tanto em Portugal como internacionalmente levou à extinção gradual do andebol o 7 de cada lado. Andebol onze.

A presença do andebol atualmente é extremamente notória, não só na Europa como em todo o mundo.

3.7 / 5. Votos: 13

No votes so far! Be the first to rate this post.