O futebol de praia é conhecido como um desporto fantástico. É um desporto que vem crescendo e conquistando cada vez mais adeptos e praticantes a cada ano. Talvez pelo caráter espetacular do desporto, que cria ambientes muito animados e emocionantes, tenha conquistado tantos adeptos e crescido tanto.

Por outro lado, o Beach Soccer tem as suas particularidades que favorecem o espetáculo e Futebol de ataque, características fundamentais para o delírio de qualquer público. Ao contrário do futebol 11 contra 11, o futebol de praia tem movimento e direção de bola imprevisíveis que representam verdadeiros desafios para os guarda-redes. O resultado é um desporto emocionante dentro e fora do campo, com inúmeras oportunidades de gol para testemunhar em todos os jogos.

Futebol de praia: Crescimento e Ascensão

Foi em 1992 em Los Angeles, Califórnia, que o Beach Soccer nasceu quando foi organizado um campeonato de pilotos para este desporto. O primeiro campeonato profissional foi realizado no ano seguinte na costa atlântica dos Estados Unidos, em Miami, após uma disputa entre equipas do Brasil, Estados Unidos, Itália e Argentina.

1995 na conhecida Praia de Copacabana no Rio de Janeiro, sediada a primeira Copa do Mundo de Beach Soccer, com a seleção da casa sagrada-se campeã. Devido ao sucesso deste evento, os organizadores começaram a trabalhar para divulgar a nova modalidade, criando assim o Pro Beach Soccer Tour. Em apenas dois anos, o concurso anual de 60 jogos ao redor do mundo foi alcançado. Além desses torneios, a Copa do Mundo continuou a ser realizada extraoficialmente no Brasil a cada ano, sendo a edição de 2004 a última a ser realizada nessas condições.

O Mundialito de Futebol de Praia foi assumido em 1977 por Portugal. Esta competição, que sempre funcionou como uma versão mais pequena e simplificada do Campeonato do Mundo, rapidamente se consolidou no calendário internacional e é disputada em Portugal todos os anos desde 2005, primeiro na Figueira da Foz, depois em Portimão.*100001 *
Competições Europeias e Beach Soccer Worldwide

O interesse europeu despertado pelo Pro Beach Soccer Tour levou à formação da European Beach Soccer League (EBSL), fundada em 1998 e vem crescendo desde então. Só em 2004, 17 equipas inscreveram-se para o campeonato. Em 2005 o número ultrapassou as 20 equipas, contribuindo para uma importante divulgação da modalidade junto de patrocinadores e meios de comunicação.

futebol praia

Em 1998 foi criada outra competição europeia de menor dimensão, constituída por um único torneio, o europeu de Praia passou a Taça de Futebol (EBSC ). Também esta competição tem sido disputada todos os anos, mas manteve-se reservada às equipas da elite europeia.

No entanto, o passo mais importante na revelação da modalidade dá-se em 2001, quando o BSWW (Beach Soccer World Wide ), uma entidade única, cujo principal objetivo era reunir todos os grandes torneios de futebol de praia numa única estrutura e, assim, ser representada para patrocinadores, média e a própria FIFA.

Projeção mundial e FIFA

De fato, o interesse despertado em torno da nova modalidade permitiu à BSWW obter contratos com empresas de projeção mundial como Coca-Cola, McDonalds e MasterCard, que gradualmente se tornaram patrocinadoras das diversas competições. Principalmente a Liga Europeia (EBSL). O mesmo interesse também possibilitou uma importante parceria com a ESPN, que garantiu a transmissão dos eventos de futebol de praia em mais de 150 países da África, América do Norte, América Latina, Europa, oriente Médio e Pacífico.
BSWW possui gradualmente formou outras parcerias para transmitir futebol de praia na Europa, incluindo Sky Sports (Reino Unido), TVE (Espanha), RAI (Itália), TVI (Portugal) e NRK (Noruega).

Após um BSWWs os esforços foram recompensados quando a FIFA não perdeu tempo em dar ao Beach Soccer o reconhecimento oficial que desejava. A Copa do Mundo de Beach Soccer tornou-se a Copa do Mundo de Beach Soccer da FIFA em 2005: a competição de maior prestígio de todos os tempos, lançando as bases para o desenvolvimento do desporto em novas partes do mundo.

Copa do Mundo de Beach Soccer da FIFA

Como mencionado, a Copa do Mundo de Beach Soccer foi organizada pela primeira vez pela FIFA quando esta organização internacional decidiu que seria responsável pelo Beach Soccer Beach. As cinco primeiras edições foram realizadas anualmente e tornaram-se uma competição bienal a partir da edição de 2009.

Todas as edições deste campeonato foram realizadas no Brasil até 2007, todas (2005, 2006 e 2007) foram realizadas na Praia de Copacabana no Rio de Janeiro. Em 2008, o Campeonato Mundial foi realizado em Marselha, na França, e em 2009, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. As edições de 2011 e 2013 estão previstas para Itália e Taiti (na Polinésia Francesa), respetivamente.

Até o momento, três seleções conquistaram o título mundial: Brasil 13 vezes, Portugal 1 vez (2001) e França, também 1 vez (no ano de 2005). Os franceses fizeram história ao vencer a primeira edição do torneio comandado pela FIFA.

Futebol de Praia: Curiosidades

Portugal foi o equipa que mais vezes venceu com o Uruguai e o 3º colocado a Copa do Mundo de Beach Soccer, contando as edições não oficias e as edições sob os auspícios da FIFA. Os portugueses alcançaram 3 vezes o 2.º lugar (1999, 2002, 2005) e 4 vezes o 3º lugar (2003, 2004, 2008, 2009).

Em 2009 a seleção nacional foi eliminada nas 1/2 finais, perdendo para eles derrotados, Brasil com expressivo 8 a 2. No entanto, terminou numa bela partida pelos 3.º e 4.º lugares em que o Uruguai foi surpreendentemente derrotado por 14 a 7, resultando no resultado com mais golos de todos os tempos nesta modalidade em jogos da FIFA.

3.8 / 5. Votos: 13

No votes so far! Be the first to rate this post.

1 COMENTÁRIO

  1. A imprevisibilidade da bola e os movimentos rápidos tornam cada partida um espetáculo incrível, tanto para os jogadores quanto para os espectadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui