Descrição das principais regras do boxe, diferenças entre o boxe profissional e olímpico, classes de peso, pontuação e principais golpes.
Ringue
O Ringue deve ter um tamanho entre 4,9 e 7 metros medidos a partir do interior da linha da corda e um mínimo de 91, centímetros e um máximo de 1,22 metros acima do solo. Em cada canto do ringue há um mastro de uma cor específica.
No canto esquerdo mais próximo da mesa dos juízes, o mastro é colorido de vermelho, na extrema-esquerda e no lado direito mais próximo é branco e o lado direito é azul. Nos cantos azul e vermelho há uma escada de acesso para os boxeadores e os seus assistentes, com uma terceira escada ao lado da mesa dos juízes. Cada anel deve ter 4 cordas com um diâmetro entre 3 e 5 centímetros, presas aos 4 postes do anel a uma altura de 41, 71, 102 e 132 centímetros.
Roupas, Luvas e Ligaduras
O boxeador deve usar calções pelo ao meio da coxa, com cintura de cor diferente dos calções e calçado com meias e sapatos leves sem acessórios Use proteção bucal e genital. As luvas serão fornecidas pelos oficiais da prova e serão usadas pelos atletas no local. É proibido o uso de luvas apropriadas em lutas de boxe profissional. As luvas pesam 227 gramas para atletas de até 66,678 quilos e 284 gramas para atletas acima desse peso. A parte acolchoada e a pelúcia devem ter o mesmo peso.
Luvas usadas no boxe olímpico têm uma parte branca para indicar a parte que deve ser usada para atingir os oponentes. Quanto às bandagens, os atletas podem usá-las com até 5 metros de comprimento e 5 centímetros de largura, momento este monitorado pelas autoridades do boxe. Porque antes ou após calçar as luvas, nenhum outro dispositivo, pó, líquido ou substância deve ser colocado nas mãos. No boxe olímpico usam um protetor de borracha na cabeça
Pesagem e categorias de peso
A pesagem dos boxeadores é obrigatória, feita em balanças calibradas pelas autoridades do boxe, fixando um tempo de 2 horas de duração um dia antes da batalha. Essa pesagem é feita nua e pode ser acompanhada por seus auxiliares. Existem várias autoridades que determinam os nomes para a classe de peso e, como tal, as listagens mostradas se aproximam mais do que é comummente usado no mundo do boxe.
Classes de peso para boxe amador:
- 48 quilos – Mosca Ligeiro
- 52 quilos – Peso Mosca
- 56 quilos – Peso Galo
- 60 quilos – Peso Leve
- 64 quilos – Meio-Médio Ligeiro
- 69 quilos – Meio-Médio
- 75 quilos – Peso Médio
- 91 quilos – Peso Pesado
- Sem Limite – Super Pesado
Classes de peso do boxe profissional
- 47,63 quilos – Palha
- 48,98 quilos – Mosca Ligeiro
- 50,80 quilos – Mosca
- 52,16 quilos – Super Mosca
- 53,52 quilos – Galo
- 55,34 quilos – Super Galo
- 57,15 quilos – Pluma
- 58,97 quilos – Super Pluma
- 61,24 quilos – Ligeiro
- 63,50 quilos – Meio Médio Ligeiro
- 66,68 quilos – Meio Médio
- 69,85 quilos – Médio Ligeiro
- 72,58 quilos – Médio
- 76,20 quilos – Super Médio
- 79,40 quilos – Meio-Pesado
- 90,72 quilos – Cruzeiro
- Sem Limite – Peso Pesado
Diferenças entre boxe profissional e boxe olímpico
Uma luta de boxe profissional pode ter entre 4 e 12 rounds de 3 minutos cada, com 1 minuto de descanso entre os rounds, enquanto uma luta de boxe olímpico tem no máximo 4 rounds de 3 minutos cada.Também existem diferenças na pontuação entre o boxe profissional e olímpico, se um árbitro começar a contar após a queda de um boxeador, esse boxeador perde um ponto, ao contrário do boxe olímpico que não sofre penalidade.
No profissional e no olímpico boxe, a luta termina quando o árbitro entende que um dos boxeadores não pode mais continuar ou quando um boxeador está caído e o árbitro interrompe a contagem.
A principal diferença entre o boxe profissional e o boxe olímpico está nos juízes interpretação dos socos do boxeador. O boxe profissional dá mais ênfase à força dos golpes do que à quantidade. Por isso mesmo, o vencedor no boxe profissional é aquele que nocauteia o seu oponente. No boxe olímpico, o vencedor da luta também é definido pelo nocaute, mas sobretudo pelo número de socos perfeitos no adversário. No boxe olímpico deve haver um vencedor, enquanto no boxe profissional pode haver empate. Para mais dicas: https://www.dicasetricas.com.
Pontuação e resultados do boxe
O sistema de pontuação para lutas de boxe olímpico define 10 pontos para o vencedor da rodada e em caso de igualdade de pontos para o adversário em caso de empate, ou 9 a 6 pontos em caso de derrota. A cada round deve ser definido um vencedor e em caso de empate na luta, o desempate será decidido conforme o seguinte critério:
Número e qualidade de acertos dentro da faixa permitida
Dominância no ringue e na luta
Competitividade
Superioridade técnico-tática
Violações de regras
Considera todo o round
Resultado de uma resumos de luta com base nas seguintes hipóteses resumem as decisões dos juízes:
Decisão unânime – 3 juízes concordam com o vencedor
Decisão da maioria – 2 juízes concordam com o vencedor e 1 juiz relatou empate – 2 juízes concordam um boxeador no vencedor e 1 juiz indica o outro boxeador
Empate maioritário – 2 juízes declaram empate e 1 juiz indica um vencedor
Os resultados de cada round podem ser os seguintes:
10 x 10 – Ataque de Empate
10 x 9 – Tirando Vantagem
10 x 8 – Limpar Vantagem
10 x 7 – Domínio Total
10 x 6 – Superioridade
Golpes
No boxe, um soco é usado marcado quando um boxeador atinge o outro com o Kö Bodyweight e não responde ao oponente no th e rosto, lados da cabeça, frente e lados do tronco. Golpes abaixo da cintura, na nuca, com a mão aberta, com o oponente no chão ou postura passiva em combate podem ser advertências. Duas advertências resultam numa advertência e se um boxeador atingir 3 advertências ele será desclassificado. Seguem alguns exemplos de golpes utilizados no boxe:
Direto – soco rápido e frontal, com a mão acertando a frente do adversário atrás da guarda.
Jabe – soco semelhante ao direto, mas com a mão está em capa na frente.
Cruzado – Soco que atinge a lateral da cabeça do adversário, em que o boxeador finaliza com o braço dobrado.
Gancho – Golpe com trajetória curvilínea, atingindo o oponente na lateral da cabeça ou abdómen.
Golpe – Golpeia de cima para atingir o rosto oponente
Uppercut – Golpeia de baixo para cima para atingir o queixo do oponente ou rins.
Knockout – Soco que define o boxeador ou dá-lhe a vitória.
Numa luta de boxe profissional, é proibido:
- Uma pancada na nuca
- Agarrar o adversário
- Punhos abaixo da cintura
- Golpes de mão aberta (se o lutador repetir alguma dessas insuflações 3 vezes, será automaticamente desclassificado)
- Morder em qualquer lugar é proibido
- Não é permitido atacar o adversário deitado no chá, nesta situação a luta será interrompida imediatamente
- Serão contabilizados apenas os pontos que atingirem a parte frontal ou lateral da cabeça do adversário, bem como o seu tronco, caso contrário não haverá pontuação
- Existem várias formas de encerrar uma luta, seja por nocaute, queda, desclassificação ou simplesmente jogando a toalha. O árbitro tem total autoridade para interromper a luta se perceber que um dos lutadores está muito derrotado e não pode mais lutar
- Após a queda de um lutador, são contados 10 segundos para levantar e lutar, caso contrário a luta será encerrada
Finalidade do boxe
O principal objetivo de todo boxeador de qualquer modalidade é acertar e não ser atingido.
Regras do boxe olímpico
O objetivo principal é óbvio, alcançar e não alcançar. Um boxeador deve tentar acertar o máximo de socos possível no oponente enquanto se defende de contra-ataques.
Sempre tive curiosidade sobre as especificações do ringue e os equipamentos utilizados no boxe. Não fazia ideia de que até as luvas têm um peso específico conforme a categoria de peso dos atletas.