O Aikido é uma arte marcial japonesa praticada a nível desportivo que, através da esquiva e do controlo, harmoniza a energia adversária a favor de quem executa a técnica do Aikido.
Aikido é etimologicamente formado por três ideogramas: AI significa harmonia. Energia KI e método ou caminho DO.
Esta arte remonta às suas raízes nos hábitos e costumes mais antigos e tradicionais do verdadeiro BUDO.
Externamente, o Aikido apresenta-se como uma série de e movimentos muito diferentes, baseados nas leis naturais do círculo e da espiral, auxiliados pela posição triangular do corpo. Através da prática e repetição, permitem que o corpo se abra e consequentemente encontre gestos naturais e espontâneos que nos dão acesso ao mundo das artes marciais e sensações inesgotáveis.
O Aikido foi criado pelo Sensei Morihei Ueshiba, nascido em dezembro 14, 1883 em Tanabe-Osaka. Morihei Ueshiba era de estatura física fraca e baixa estatura. Começou a praticar artes marciais aos 13 anos. Em 1909 alistou-se como voluntário na guerra contra a Rússia, onde permaneceu até o fim.
Aos 27 anos foi para o norte do Japão, na ilha de Hokaido, onde frequentou uma escola de Daitô com o Ju-Jutsu iniciado. , sob a direção do Mestre Takeda. Com ele aprende as primeiras formas do Aiki-Jutsu.
Takeda reconhece em Morihei Ueshiba uma habilidade e mestria extraordinárias que ele mesmo achava impressionantes e o aceita como seu aluno interior. Morihei Ueshiba serviu humildemente Takeda a todas as horas do dia e da noite, preparando refeições e banhos para ele, e até mesmo construindo uma nova casa para ele, ao lado do árduo e intenso treino diário.
Após 5 anos recebeu o seu 1º Diploma de Ju-Jutsu
Morihei Ueshiba foi um praticante que soube separar todas as qualidades do Budo e combiná-las com uma busca espiritual, criando uma arte ao nível do VIA.
Na VIA, qualquer prática de Aikido ao nível do exercício deve incluir espontaneidade, vigilância, gestos puros e naturais, atitude certa no momento certo, respeito pelos outros, que representam etapas essenciais no ser humano, a VIA segue e também é parte integrante da mestria. Esta mestria, que eleva o homem, permite-lhe atingir um estado de espírito que o leva a redescobrir a sua consciência, a fazer o seu próprio julgamento com naturalidade e assim estabelecer comunicação com a Grande Natureza.
A mestria completa o perfeito técnica e ajuda a libertar-se do ego e perceber o infinito da perfeição. O Aikido nos obriga a um trabalho muito tenaz onde a busca pela coordenação entre corpo e mente é uma constante na função mais natural, o movimento. Desta forma, permite-nos encontrar um equilíbrio e uma relação harmoniosa entre a nossa própria personalidade e o mundo exterior.
Morihei Ueshiba aprendeu esses princípios com o reverendo Deguchi, o fundador de uma escola xintoísta chamada Omoto-kyo. Com Deguchi Sensei, Morihei Ueshiba se encontrou frequentemente por 4 anos na montanha sagrada de Ayabe, aos 41 anos ele compartilhou uma verdadeira comunhão de espírito com Deguchi.
Aikido foi então ensinado pela primeira vez em Iwama por Morihei Ueshiba em 1938, onde o primeiro dojo é aberto. Os maiores mestres de artes marciais reuniram-se em Iwama, incluindo Jigoro Kano, fundador do judo, que enviou a Morihei Ueshiba alguns dos seus melhores alunos para seguir os seus ensinamentos, incluindo Koichi Tohei, que introduziu o aikido nos Estados Unidos da América. América.
O Centro Mundial de Aikido Zaidan Hojin Aikikai / Fundação Aikikai com sede em Tóquio foi fundado em 30 de abril de 1948. Desde então, assumiu a expansão mundial.
Em 1951, o Aikido foi introduzido para a Europa pelo Mestre Minoru Mochizuki, seguido logo por Tadashi Abe (1952) um ano depois. Campeonato Mundial de Aikido para a Europa após ser Diretor Técnico da Federação Europeia de Aikido até 9 de julho de 2010, data da sua morte.
Morihei Ueshiba morreu em 26 de abril de 1969.
Em Portugal
Aikido é demonstrado pela primeira vez no final dos anos 1960 por um praticante francês chamado Daniel Laurent com um 2º grau de Kyu e de Marrocos onde treinou. Setembro de 1983, AKP, Associação Desportiva Aikikai de Portugal foi constituída e publicada na DR Série III a 20 de outubro de 1983. A 1 de Maio de 1984 foi reconhecida como entidade de divulgação do Aikido em Portugal conforme as regras e princípios do fundador O Sensei Morihei Ueshiba.
Com o desenvolvimento da difusão do Aikido, em 27 de dezembro de 1990 na Assembleia Geral do AKP decidiu suspender as suas atividades a partir de 1.º de janeiro de 1991, por ser sócio fundador da Federação Portuguesa de Aikido – Aikikai, FPAA, concedendo um subsídio à incipiente Federação em 31 de dezembro de 1990 de todo o dinheiro existente em dinheiro e no banco.
No dia 1 de maio de 2015 foi novamente premiado pelo Tokyo Aikikai o Certificado de Reconhecimento da AKP como organização de divulgação da Introdução do Aikido em Portugal, de acordo com as regras e princípios do fundador Sensei Morihei Ueshiba.
AKP é atualmente a única associação em Portugal que h como Shihan, 7º Dan, premiado pelo Tokyo Aikikai.
Este artigo proporciona uma visão profunda sobre a filosofia e a história do Aikido.
Interessante ver como o Aikido se espalhou pelo mundo, especialmente através da dedicação de seus praticantes e do apoio de outras figuras importantes como Jigoro Kano.