Os esportes de precisão são um conjunto de modalidades esportivas voltadas principalmente para a destreza, envolvendo o arremesso ou a propulsão diversa de objetos em direção a alvos móveis ou estáticos. Golfe, tiro esportivo, croquet, sinuca, boliche e curling são alguns dos exemplos mais conhecidos, e muitos são praticados nas Olimpíadas e em outras competições mundiais.
No Brasil, o tiro esportivo é especialmente bem desenvolvido. No Prêmio Brasil Olímpico 2022, a catarinense Geovana Meyer foi escolhida como melhor atleta da modalidade. O prêmio é frequentemente comparado ao Oscar, e a atleta o recebeu graças a seu destaque na temporada de 2022, quando obteve seis medalhas nas duas principais competições da América do Sul, a Copa Sudamericana de Lima e os Jogos Sul-Americanos de Assunção, onde obteve novo recorde na Carabina 3 Posições 50 m.
O tiro esportivo, assim como o arco e flecha, que também faz parte de grandes campeonatos mundiais, é uma modalidade que ressalta o desempenho de um único jogador. Os esportes de precisão, no entanto, podem ter a participação de equipes, como no boliche, croquet e sinuca, mas não há confronto direto entre participantes, e o desempenho do jogador ativo é o ponto que determina sua avaliação.
Croquet
Com origem na Irlanda de 1830, o croquet é um jogo que consiste na projeção de uma bola por entre arcos distribuídos em um campo. A modalidade pode ser disputada em duplas, trios ou equipes com até 6 jogadores. Um taco é utilizado para golpear a bola, e o objetivo é chegar ao final do trajeto de arcos com o menor número de tacadas possível. Se a bola encosta em um dos arcos, o jogador deve retomar o circuito na posição oposta.
Golfe
O croquet foi inspirado no golf, que, por sua vez, consiste na condução de uma bola por um trajeto extenso, em campo aberto, que inclui em torno de 18 buracos. Assim como no croquet, o jogador de golfe se concentra em concluir o trajeto com o menor número de tacadas possível, acertando cada um dos buracos. A maior demonstração de habilidade no golfe é o hole in one, jogada muito difícil que consiste em acertar um dos buracos, que são muito pequenos e distantes, em uma única tacada.
Créditos: iStock
Sinuca
A sinuca é um esporte brasileiro, variante do bilhar britânico. Ela é praticada mais frequentemente em duplas, e o objetivo é utilizar o taco para bater na bola branca, de forma a acertar as bolas coloridas e direcioná-las em direção às caçapas, 6 buracos nos cantos e arestas da mesa. Quem acerta uma bola na caçapa tem direito a jogar mais uma vez, e ganha a dupla que encaçapar mais bolas.
Tiro esportivo e arco e flecha
O tiro esportivo é praticado individualmente e se concentra no melhor acerto de um alvo com diferentes áreas. Quanto mais próximo do centro do alvo, maior a pontuação por tiro. A modalidade possui diferentes variações, podendo mudar os fatores: arma utilizada, distância do disparo, quantidade de disparos, quantidade de alvos, tempo para os disparos e posição do atleta.
Os fãs de competições casuais com armas de airsoft, paintball ou rifle de chumbinho podem se interessar pela carreira no tiro esportivo. Da mesma maneira, os jogadores casuais de sinuca e boliche também têm grande chance de transformar seu hobby em carreira.
Os esportes de precisão chamam a atenção principalmente por dependerem de habilidades específicas, como destreza e concentração, e por envolverem objetivos marcados pela alta satisfação da conquista. Casualmente falando, acertar um alvo difícil é muitas vezes um evento prazeroso, muito ligado a superação e confirmação das próprias habilidades.
É fascinante ver como cada esporte exige habilidades únicas