Seja futsal ou futebol de salão, o fato é que esse desporto 5 contra 5 vem ganhando cada vez mais importância no desporto de alto nível. Estrelas como Ricardinho (Portugal), Falcão (Brasil), Sergio Lozano (Espanha), Leandro Cuzzolino (Argentina) e muitos outros jogadores de nível mundial contribuíram ou já contribuíram para a crescente popularidade deste desporto.
Para muitos um desporto muito simples, para outros um desporto muito rápido, com as suas regras mais complicadas que, em simultâneo, tornam os jogos muito mais equilibrados e justos.
Regras do futsal
Assim como no futebol, as equipas participantes de cada partida pretendem a vitória, que só pode ser alcançada colocando a bola no gol da equipa adversária. Como no futebol, o guarda-redes é a única pessoa que pode tocar a bola com as mãos. O jogo é disputado num campo menor, cujas dimensões são aproximadamente semelhantes às de um campo de andebol, disputado em dois tempos de 20 minutos cada.
A principal diferença no futebol são as chuteiras usadas no futsal, e aqui os jogadores usam as chamadas chuteiras de futsal e embora existam, os guarda-redes evitam usar luvas de guarda-redes para o futsal e preferem jogar com os dedos enfaixados. O posicionamento de uma equipa de futsal conforme as regras oficiais é o seguinte: guarda-redes, fixo, laterais e pivô. As substituições podem ser feitas a qualquer momento durante o jogo e por tempo indeterminado, conforme as orientações que podemos ver nas regras da FIFA.
O futsal em Portugal
O futsal surgiu em Portugal no final dos anos 80 e ganhou destaque no início dos anos 90, quando as três variantes do futsal então existentes em Portugal fundiram-se numa só. Na edição de 1990, a versão da liga foi utilizada para este campeonato porque nos anos anteriores e por existirem três variantes muito diferentes da modalidade em Portugal, o formato preferido foi a taça.
É justo dizer que o desporto cresceu significativamente. Este crescimento deve-se na maioria ao sacrifício de muitas pessoas que lutaram arduamente pela modalidade e também ao apoio de vários patrocinadores e meios de comunicação que a promoveram através da cobertura nos seus meios de comunicação nos primórdios da modalidade em Portugal. . Exemplo disso é a equipa de futsal Correio da Manhã, que há anos é um dos maiores jogadores do futsal português. Até ao momento, a equipa com mais títulos é o Sporting CP com 15 vitórias, já que a equipa verde-branca integra este campeonato desde 1990, e em segundo lugar surge o SL Benfica com 8.
A grande beneficiária da rivalidade entre os dois grandes lisboetas do futsal é a seleção portuguesa, o que significa que cada vez mais jogadores jogam esta modalidade e o nível de qualidade está melhor distribuído pelo país. Somos os atuais Campeões Europeus em vigor.
São apenas algumas das datas mais reveladoras da história do futsal.
O futsal é um desporto que tem vindo a crescer de forma incrível em Portugal.
O futsal em Portugal teve um crescimento impressionante desde os anos 80. A fusão das variantes do desporto e a promoção pelos meios de comunicação e patrocinadores foram cruciais.
Adoro a dinâmica do futsal! O facto de ser jogado num campo menor torna o jogo mais intenso e emocionante.