A Casino Weiss conduziu uma análise detalhada do mercado de jogos de azar em Portugal, comparando os resultados do 1º e 2º trimestres de 2024. Este estudo revela alterações significativas nas receitas dos casinos, tanto físicos quanto online, refletindo as tendências atuais e as preferências dos jogadores.
Panorama do Mercado: Evolução dos Jogos de Azar em Portugal
O mercado de jogos de azar em Portugal em 2024 apresenta uma dinâmica notável. Enquanto os casinos tradicionais e as salas de máquinas enfrentam desafios, o setor online continua a crescer rapidamente, atraindo um número crescente de jogadores e gerando receitas substanciais.
Queda nos Casinos Tradicionais
No primeiro trimestre de 2024, os jogos de azar terrestres em Portugal geraram aproximadamente 62,9 milhões de euros em receita bruta, representando uma diminuição de 4,6% em relação ao mesmo período de 2023. No segundo trimestre, a receita subiu para 63,7 milhões de euros, mas ainda assim apresentou uma queda de 4,5% em comparação com o segundo trimestre do ano anterior.
Causas da Queda nas Receitas
A principal causa da diminuição nas receitas dos jogos terrestres é a redução na demanda por jogos de mesa. Embora as máquinas de jogo continuem a ser populares, jogos como roleta, blackjack e bacará estão perdendo apelo entre os jogadores. No primeiro trimestre de 2024, a receita dos jogos de mesa caiu 7,5% em relação ao ano anterior, e no segundo trimestre a queda foi ainda mais acentuada, atingindo 21,7%.
Máquinas de Jogo: Fonte Consistente de Renda
Apesar da queda geral nas receitas, as máquinas de jogo permanecem uma fonte estável para os casinos terrestres. Sua participação na receita total foi alta durante ambos os trimestres: 78,1% no primeiro trimestre e 78,4% no segundo.
Crescimento Notável dos Jogos Online
Em contraste com os casinos físicos, o setor online mostra um crescimento impressionante. No primeiro trimestre de 2024, a receita dos jogos online alcançou 260,9 milhões de euros, um aumento de 32,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. No segundo trimestre, a receita foi praticamente estável em 261,8 milhões de euros, mas ainda superou o nível do ano passado em 27,1%.
Fatores Impulsionadores do Crescimento Online
Os jogos a dinheiro são o principal impulsionador desse crescimento. Eles representaram 61,4% da receita no primeiro trimestre e 60,5% no segundo. As apostas esportivas também desempenham um papel significativo na receita total: 38,6% no primeiro trimestre e 39,5% no segundo.
Apostas Esportivas: Impacto dos Grandes Eventos
O volume das apostas esportivas no primeiro trimestre de 2024 foi de 574 milhões de euros, caindo para 462,3 milhões de euros no segundo trimestre. Essa diminuição está relacionada ao término dos grandes torneios futebolísticos, como o Campeonato Europeu UEFA Euro 2024.
Futebol: O Esporte Mais Apostado
O futebol continua a ser o esporte mais popular para apostas em ambos os trimestres. No segundo trimestre, o Campeonato Europeu UEFA Euro 2024 teve uma participação significativa nas apostas.
Aumento no Número de Jogadores Registrados
O número total de jogadores registrados em casinos online continua a crescer, alcançando 4,28 milhões no primeiro trimestre e 4,43 milhões no segundo. O número de jogadores que optaram pela autoexclusão também aumentou: subindo para 236,2 mil no primeiro trimestre e 256,9 mil no segundo.
Aumento das Autoexclusões: Um Sinal Positivo
O crescimento no número de autoexclusões indica uma maior conscientização sobre o jogo responsável tanto por parte dos jogadores quanto dos reguladores. Essa tendência é positiva para a criação de um ambiente saudável para o jogo.
Principais Tendências do Mercado
A análise dos dados do SRIJ para os dois primeiros trimestres de 2024 revela que o setor terrestre enfrenta dificuldades com quedas nas receitas enquanto o segmento online continua sua trajetória ascendente. Os jogos a dinheiro permanecem os favoritos entre os apostadores, especialmente nas apostas esportivas onde o futebol se destaca. Além disso, nota-se um aumento na conscientização sobre os riscos associados ao jogo refletido na crescente utilização das ferramentas de autoexclusão pelos jogadores.