Em 2022, a maior categoria do automobilismo mundial completou 73 temporadas. E como não poderia deixar de ser, ao longo de 8 décadas vimos a evolução de muitas regras da Fórmula 1.
Houve momentos em que nem todos os resultados de uma temporada contavam para o Campeonato de Pilotos. Aliás, foi por conta dessa regra que Ayrton Senna ultrapassou Alain Prost para garantir o título de 1988.
Houve também uma era na F1 em que uma vitória dava 10 pontos ao vencedor do GP e apenas os 6 primeiros marcavam pontos.
As principais regras da Fórmula 1
Em meio às mudanças na história das regras da Fórmula 1, a essência do regulamento da principal categoria do automobilismo permanece. O campeonato continua a colocar as equipas na disputa, esforçam-se para fornecer aos seus pilotos os melhores carros para brigar pelo título.
Licença
Não é exatamente uma carta de condução, mas a Fórmula 1 também exige que os seus pilotos sejam licenciados para participar das suas corridas.
Conforme o regulamento, todos os pilotos, competidores e oficiais participantes do Campeonato Mundial de Fórmula 1 devem ser licenciados.
Durante o campeonato, os comissários podem conceder pontos de penalidade por super licença. Se um piloto acumular 12 pontos de demérito, a sua licença será suspensa.
Corrida
Todas as corridas de F1 devem ter voltas suficientes para completar a distância de 305 km desde o sinal de partida até o final da corrida. No entanto, se a duração do GP for superior a 2 horas, a corrida será encerrada e o primeiro colocado será declarado vencedor.
Exceções à regra
No caso de Mónaco, a prova tem voltas suficientes para completar os 260 km de distância;
Se uma corrida for suspensa, o tempo de suspensão será adicionado até um tempo máximo total de corrida de quatro horas;
Se a volta de apresentação for iniciada atrás do safety car, o número de voltas de corrida será reduzido pelo número de voltas completadas pelo safety car.
Conforme os regulamentos da FIA, o número máximo de corridas de Fórmula 1 num campeonato é 21 e o mínimo é 8.
Um GP também pode ser cancelado se houver menos de 12 carros disponíveis para ele.
Campeonato
O título de Piloto Mundial de Fórmula 1 é concedido ao piloto que somar mais pontos considerando todos os resultados obtidos durante a temporada do GP.
O título mundial de construtores da Fórmula 1 vai para a equipa que somar mais pontos, resultado dos dois carros.
Empate em pontos
Conforme as regras da Fórmula 1, se dois ou mais pilotos, ou duas, ou mais equipes terminarem a temporada com o mesmo número de pontos, será feito um empate consoante os seguintes critérios:
Mais primeiros lugares
Em caso de empate nas primeiras colocações, ficará à frente do campeonato aquele com maior número de segundos lugares;
Persistindo o empate, avança para o campeonato aquele que tiver o maior número de terceiros lugares.
E assim por diante até que surja um vencedor.
Sistema de pontuação
Por muitos anos, uma vitória valia 10 pontos para o vencedor. Mas nas últimas décadas, o sistema de pontuação da Fórmula 1 foi modificado, mais pilotos passaram a pontuar e os valores atribuídos às melhores finalizações em cada Grande Prêmio aumentaram.
Ele está atualmente entre os 10 primeiros pontos. O primeiro colocado ganha 25 pontos, enquanto o décimo apenas 1.
Desde 2010, os pontos na Fórmula 1 para cada corrida são regidos por este sistema:
- 1.º – 25 pontos
- 2.º – 18 pontos
- 3.º – 15 pontos
- 4.º – 12 pontos
- 5.º – 10 pontos
- 6.º – 8 pontos
- 7.º – 6 pontos
- 8.º – 4 pontos
- 9.º – 2 pontos
- 10.º – 1 ponto
Desde a primeira corrida da temporada 2019, a volta mais rápida ganha um ponto extra. No entanto, não serão atribuídos pontos se a volta mais rápida for alcançada por um piloto que se classificou fora das dez primeiras posições.
Se a corrida for suspensa e não puder continuar, nenhum ponto será concedido se o líder tiver completado apenas duas voltas ou menos. A metade dos pontos será concedida se o líder tiver completado mais de duas voltas e menos de 75% da distância original da corrida.
O total de pontos será concedido se o líder tiver completado 75% ou mais da distância original da corrida.
Identificação do veículo e números do condutor
Para distinguir facilmente os carros de cada equipe na pista, a câmara colocada acima do primeiro carro deve permanecer na cor padrão da equipa e o segundo carro deve ser predominantemente amarelo fluorescente.
Além disso, cada carro terá o seu número de piloto divulgado pela FIA no início da temporada. Este número deve estar claramente visível na frente do carro e no capacete do piloto.
Antes do início da temporada de 2014, os pilotos recebiam números permanentemente. Cada novo piloto, seja no início ou durante a temporada, receberá um número.
A única exceção a este processo será o atual Campeão do Mundo,, com a opção de usar o número 1. O número anteriormente lhe atribuído será, portanto, reservado para as temporadas subsequentes, caso ele não retenha o título do Campeonato do Mundo.
Reabastecimento
O reabastecimento é permitido apenas nos boxes de cada equipe. Após sair do pit lane antes do início da primeira volta de familiarização, o combustível não pode ser adicionado ou removido do carro.
Além disso, não é permitido reabastecer durante a corrida – as equipes também estão proibidas de retirar combustível dos carros durante o GP.
Troca de pneus
A partir da temporada 2019, a nomenclatura dos pneus utilizados na Fórmula 1 foi simplificada para facilitar o entendimento do tipo de compostos utilizados na categoria.
Atualmente existem 5 tipos de pneus para pista seca, mas divididos em três categorias: duros, médios e macios.
Para cada clínico geral, três tipos de compostos são selecionados dentro dos graus de durabilidade. A cada fim de semana de corrida, os pilotos devem usar os três tipos de pneus disponíveis, dois dos quais estão na corrida.
Até 2018, havia sete tipos de pneus de pista seca na Fórmula 1, variando de hipermacios a superduros. A nomenclatura “ultra” também foi utilizada.
Agora com nomes mais simples, a Pirelli usa números para denotar os 5 tipos de compostos. Há também duas opções de pneus de chuva na F1.
Os pneus C1 a C5 são usados para a pista seca, enquanto o verde médio e o azul-médio são os dois compostos para a pista molhada.
Treino e qualificação para a corrida
Na sexta-feira, véspera do GP, serão realizadas duas sessões de treinos livres (P1 e P2), cada uma com duração de uma hora e meia com intervalo de pelo menos duas horas e meia.
Outro treino livre (P3), com duração de uma hora, começando pelo menos dezoito horas e meia após o término do P2, será realizado no sábado, véspera da prova.
Classificação da corrida
A qualificação para uma corrida de Fórmula 1 ocorre em diferentes etapas:
Nos primeiros 18 minutos de treinos (Q1), todos os carros podem entrar na pista. No entanto, ao final deste período, os 5 carros mais lentos serão proibidos de seguir nas etapas subsequentes. Os tempos de volta alcançados pelos 15 carros restantes também serão descartados.
Após um intervalo de 7 minutos, a sessão continuará por 15 minutos (Q2) para os 15 carros restantes. Ao final deste período, os 5 carros mais lentos serão banidos da próxima fase da sessão e os tempos de volta dos 10 carros restantes serão desclassificados.
Após um intervalo de 8 minutos, a sessão seguirá por 12 minutos (Q3) e os 10 carros restantes poderão partir para a pista em busca da pole position.
A progressão acima é baseada em um campeonato de 20 carros. Se 22 carros competirem no Campeonato Mundial, 6 serão eliminados após Q1 e Q2. Se 24 carros forem elegíveis, 7 serão eliminados após Q1 e Q2.
Se a melhor volta de qualificação de um piloto exceder 107% do tempo registado para a pole position, esse piloto será desclassificado da corrida. No entanto, o regulamento estabelece que, em circunstâncias excecionais, os comissários podem permitir que este carro comece a corrida.
Bandeiras e sinais
Durante os treinos e corridas, os comissários e oficiais de corrida usam bandeiras para se comunicar com os pilotos.
Existem 10 bandeiras na Fórmula 1. A mais famosa é a quadriculada, usada para marcar o fim da corrida. Mas no meio do verdadeiro arco-íris também existem amarelos, azuis, verdes, vermelhos…
As bandeiras utilizadas são:
- Branco
- Azul
- Amarelo
- Verde
- Vermelho
- amarelo e vermelho
- Preto
- Preto com círculo laranja
- Preto e branco
- Quadriculada
Uma das novas regras da Fórmula 1 usadas a partir da temporada de 2019 incluía o uso da bandeira quadriculada.
Ver a bandeira quadriculada é sempre emocionante – é o momento em que todos os esforços dos pilotos e equipas se concretizam.
Para os pilotos, a bandeira quadriculada representa não apenas o fim da corrida, mas também o resultado da sua dedicação e talento.