O basquetebol foi introduzido em Portugal em 1913 por Rodolfo Horney, um professor de educação física suíço que trabalhou em Lisboa durante 12 anos.

As aulas de basquetebol foram iniciadas em Lisboa pelo professor Horney para os visitantes do ginásio da União da Juventude Cristã, o Triângulo Vermelho Português, como era vulgarmente conhecido. O professor Horney seria substituído por Henry Brandt, para que o trabalho iniciado não fosse interrompido. São as delegações desta associação que apoiam o lançamento do basquetebol em Coimbra e no Porto desde 1921.

Em Coimbra, a difusão do jogo foi iniciada pelo secretário William Stallings, que em 1917 substituiu o fundador da Associação Cristã de Estudantes de Coimbra, Nyron Clark, que passou a exercer o mesmo cargo na ACM do Porto, onde introduziu esta modalidade.

Basquetebol

O primeiro campeonato de basquetebol que temos conhecimento que se realizou em Portugal foi disputado em 1921 entre diferentes unidades que se agrupavam no campo em Lisboa e que praticavam com entusiasmo o jogo. A Comissão Central de Educação Física do Exército foi a responsável pela iniciativa.

As meias-finais e finais deste campeonato foram disputadas a 4 de junho de 1921, no Paço d’Arcos, sede desta comissão. Em 1922, o ACE de Coimbra organizou pela primeira vez uma competição que se tornou na primeira organização de basquetebol em Portugal regionalmente. Participaram equipas da ACM do Porto, Coimbra e Lisboa.

Com a fundação da Associação Lisboa e Coimbra em 1927 (que disputava o campeonato regional desde 1928) e da Federação Portuguesa de Basquetebol, com sede no Poro, o carácter da modalidade mudou completamente. . O projeto organizativo da Federação Portuguesa de Basquetebol foi liderado pela Associação Cristiano da Mocidade no Porto, que reuniu delegados de vários clubes na sua sede e decidiu que o local da sede da federação seria alterado para a época de 1924. — 1925 em Coimbra.

No congresso da federação realizado em 20 de dezembro de 1930, a Associação de Basquetebol de Lisboa propôs a mudança da sede da federação, instalada no Porto desde a sua fundação, para Lisboa. Esta proposta, feita segundo os nortistas de forma enfática, conduz a uma nova divisão entre a federação e a Associação de Basquetebol de Lisboa, que duraria cerca de 4 anos.

Basquetebol

À oposição do Norte, os do Sul responderam criando um órgão com funções semelhantes às da Federação, a que chamaram Liga Portuguesa de Basquetebol e com sede em Lisboa.

Neste estado de tensão, em 1933 a federação e a liga, ambas pela primeira vez, jogam o seu evento mais representativo, o Campeonato de Portugal. Isso levou à existência de dois campeões igualmente designados, apesar da falta de legalidade internacional da Liga de Clubes. A competição federada foi vencida pelo Sport Clube Conimbricense, campeão com posse; no torneio da liga, o prémio pertenceu ao Campolide Atlético Clube, o rei sem trono, como ouvimos dizer algures o jornalista Alves Teixeira.

Em 1934, concretiza-se finalmente o seu propósito em Lisboa, a transferência da sede da Federação, que se situava no Porto desde a sua fundação em 1927, para Lisboa. Esta resolução foi aprovada graças à intervenção da Confederação do Desporto de Portugal no Congresso de 14 de julho de 1934. A Federação ganhou prestígio, a Liga desapareceu.

Basquetebol

3.8 / 5. Votos: 12

No votes so far! Be the first to rate this post.